O
marketing esportivo destaca-se pelo motivo inicial por ser uma atividade que
mexe com as emoções das pessoas, assim, a imagem que é formada atinge um ponto
importante dos consumidores brasileiros, que é o emocional.
A
emoção talvez seja o mais poderoso e exclusivo aspecto com relação ao esporte.
A dinâmica do esporte pode envolver os consumidores por sensações
intensificadas de expectativa, alegria, medo, empolgação, orgulho, satisfação,
raiva, entusiasmo, decepção e alívio, tudo dentro do período do evento. A
natureza inerente da competição oferece uma plataforma elevada de emoções que
são experimentadas direta e indiretamente por grandes grupos de consumidores em
que as comemorações de vitória, raiva e tristeza esgotantes da derrota são
igualmente toleradas como válvulas de escape de emoções, que seriam inadequadas
de outra forma.
O
poder emocional do esporte oferece aos profissionais de marketing uma
oportunidade única, a de agregar sentimentos a um produto que por sua natureza
não transmite emoção, como exemplo um seguro de vida ou cartão de crédito. Ao
relacionar essas categorias de produtos ao esporte e personalidades esportivas
dá a eles acesso a emoções que lhe escapariam de outra forma. O uso
bem-sucedido do esporte no marketing coloca o aspecto emocional em jogo e isso
pode desenvolver relacionamentos com os consumidores e mercados de forma eficaz.
A
emoção do espetáculo esportivo é transferida, inconscientemente, para a mente
do espectador e do torcedor. O que fica é a associação da marca e do produto
com os ingredientes emocionais do esporte. A emoção e a beleza do esporte
agregam valor comercial e, sobretudo, estético às marcas dos seus patrocinadores.
Os
consumidores que são fãs do esporte, que pode variar do leve, moderado até o
fanático, possuem um valor intrínseco maior do que clientes, pois ultrapassam
os limites da racionalidade, aliando às suas escolhas pessoais, como seria o
normal em se tratando de produtos e serviços, uma dose de emoção que as marcas
ou empresas simplesmente não podem conquistar.
Entretanto,
os profissionais de marketing não podem controlar ou prever as emoções (humor
ou sensações) de um consumidor ou a interação de outros na experiência de
consumo. Os profissionais de marketing são capazes apenas de exercer controle
limitado sobre os arredores físicos. Assim, eles tomam decisões de marketing em
um ambiente onde os resultados de tais decisões são imprevisíveis.
Devido
à popularidade e emoção que o esporte proporciona, o marketing esportivo pode
trazer o risco, em alguns casos, de que torcedores mais fanáticos dispensam o
patrocinador de seu rival sempre que podem.
Portanto,
não há duvidas que o fator emoção utilizado pelo marketing esportivo se torna o
maior diferencial com relação aos demais tipos de marketing, pois estes não atingem
de maneira tão direta e simplificada a emoção, que é um fator importante e
influenciável para o consumo de produtos/serviços.
Saudações!
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